JUVENTUDE BUSCANDO CRISTO

Somos um grupo de jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Vergel do Lago, Maceió-AL. Desde
1991, em comunhão com a Santa Igreja Católica, serventes de Jesus Cristo em nossa comunidade. Nosso carisma: Evangelizar e congregar os jovens.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vestes Litúrgicas

Alva - Túnica branca que chega ao calcanhar.
Amito - Pano branco, bento, que cobre o pescoço e os ombros e é colocado por baixo da alva.
Anel - Símbolo da fidelidade à igreja.
Barrete - Cobertura quadrangular da cabeça, que faz parte das vestes clericais.
Batina - Hábito eclesiástico
Capinha - Utilizada pelas senhoras que exercem o ministério extraordinário da comunhão.
Casula ou Planeta - Vestimenta sacerdotal mais enfeitada, usada durante a missa e que fica por cima da alva e da estola. É usada com uma faixa branca na cintura com o símbolo do Vaticano bordado. Sua cor representa o tempo litúrgico. Os tons beges e dourados, por exemplo significam festa.
Cíngulo - Cordão, espécie de cinto, com o qual a alva é ajustada na cintura.Veste litúrgica superior do diácono.
Dalmática - Veste litúrgica superior do diácono.
Estola - Paramento sacerdotal que consiste em uma faixa larga de lã ou seda usada em torno do pescoço e que ge desce até os joelhos; variam-lhe as cores de acordo com a época do calendário litúrgico ou da festividade de um dia específico. Sinal do serviço sacerdotal. É uma tira de pano que passa atrás do pescoço do padre e fica com as pontas retas, caídas na frente do corpo. Sua cor é determinada pelo tempo litúrgico. O diácono usa a mesma estola, atravessada em diagonal no corpo.
Murça - Um cabeção descendo até o meio do antebraço, com pequeno capuz por detrás e abotoado na frente. Compete só aos Bispos, Cardeais e Papa, mas é concedida também a Cônegos.
Opa - Roupa usada pelos ministros extraordinários da Eucaristia.
Pálio - Insígnia litúrgica, que consiste numa faixa adornada com cruzes negras, usado em torno do pescoço por bispos, arcebispos e pelo papa em cerimônias pontificais. Fita de 6 cm de largura feita de lã branca, em forma de anel,com 6 cruzes de seda preta sobrecosidas, a ser colocada sobre os ombros com duas pontas que finalizam numa peça de seda, pendentes na frente e nas costas. A lã do pálio é a de dois carneiros bentos na festa de santa Inês. É usado apenas pelos Arcebispos Metropolitanos.
Pluvial ou Capa de Asperges ou Capa Magna - Capa longa que o Bispo ou sacerdote usa para aspergir a assembléia.
Sobrepeliz ou Roquete Veste branca usada sobre a batina pelo sacerdote e pelos ministros.
Solidéu - Pequeno barrete de lã ou de seda, em forma de calota, com que os eclesiásticos cobrem a tonsura (corte circular de cabelo na parte posterior e mais alta da cabeça, utilizado por clérigos) ou pouco mais. É usado também pelos judeus (em certas ocasiões, como na sinagoga), mas recebe um nome específico (quipá). O nome significa que deve ser tirado "somente para Deus". Tira-se desde o prefácio até depois da Comunhão. Usa-se abaixo da Mitra.
AS CORES
Branco - Sinal de festa, pureza, é a cor usada no Natal e na Páscoa, as festas do Senhor, de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires
Verde - É a cor da esperança, usada no chamado Tempo Comum, intervalo entre os períodos religiosos
Vermelho - Sinal de martírio (lembra a cor do sangue) e de amor. Usado no Domingo de Ramos (comemoração da entrada de Cristo em Jerusalém), em Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos), na Sexta-Feira Santo e nas festas dos apóstolos e dos santos mártires
.Roxo - Sinal de mortificação, penitência e luto. É usado no Tempo do Advento (período de quatro semanas antes do Natal para preparação espiritual da festa), na Quaresma (os 40 dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo da Páscoa, destinados a penitências) e nas missas para defuntos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário