JUVENTUDE BUSCANDO CRISTO

Somos um grupo de jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Vergel do Lago, Maceió-AL. Desde
1991, em comunhão com a Santa Igreja Católica, serventes de Jesus Cristo em nossa comunidade. Nosso carisma: Evangelizar e congregar os jovens.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ADVENTO

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal.
Para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.

"A voz do meu Amado!

Vejam: vem correndo pelos montes,

saltitando nas colinas!
(Ct 2,8)

Tu vens, tu vens!
Eu já escuto os teus sinais!

A voz do Anjo sussurrou no meu ouvido

- eu não duvido, já escuto teus sinais:
que tu virias numa manhã de Domingo.

Eu te anuncio dos sinos das catedrais. (Alceu Valença)



É UM TEMPO DE PREPARAÇÃO




É um tempo de vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos;
É um tempo de conversão, procurando consertar nossos caminhos e andar nos caminhos do Senhor, para seguir a Jesus para o Reino do Pai;
É um tempo de testemunho da alegria que Jesus nos traz, através de uma caridade paciente e carinhosa para com os outros;
É um tempo de pobreza interior, de um coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias, Isabel;
É um tempo de alegria, na feliz expectativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que Ele não falhará.

Durante os quatro domingos, a Igreja de Cristo nos convida a um caminho de mudança, de reflexão, de recolhimento interior, visando uma boa preparação para a chegada do Menino Deus.

A cor dos paramentos do Altar e das velas do sacerdote são como na Quaresma, de cor roxa.

No 1º Domingo do Advento, a vigilância na espera da vinda do Senhor.

Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão.

No 2° Domingo do Advento, a conversão.

Nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do profeta João Batista: Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus? Na semana anterior nos reconciliamos com as pessoas que nos rodeiam; como seguinte passo, a Igreja nos convida a acudir ao Sacramento da Reconciliação (Confissão) que nos devolve a amizade com Deus que havíamos perdido pelo pecado. Acenderemos a segunda vela roxa (ou vermelha) da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.
Durante esta semana poderíamos buscar nas diferentes igrejas mais próximas, os horários de confissões disponíveis, para quando cheguar o Natal, estejamos bem preparados interiormente, unindo-nos a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.
No 3º Domingo do Advento, o testemunho.

Semelhante à Maria, a Mãe do Senhor, vive, servindo e ajudando ao próximo. Na sexta-feira anterior a esse Domingo é a Festa da Virgem de Guadalupe, e precisamente a liturgia do Advento nos convida a recordar a figura de Maria, que se prepara para ser a Mãe de Jesus e que além disso está disposta a ajudar e a servir a todos os que necessitam. O evangelho nos relata a visita da Virgem à sua prima Isabel e nos convida a repetir como ela: “quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha a visitar-me?" Sabemos que Maria está sempre acompanhando os seus filhos na Igreja, pelo que nos dispomos a viver esta terceira semana do Advento, meditando sobre o papel que a Virgem Maria desempenhou. Propomos que fomentar a devoção à Maria, rezando o Terço em família. Acenderemos como sinal de esperança gozosa a terceira vela, de cor rosa (ou branca), da Coroa do Advento.

No 4° Domingo do Advento, o anúncio do nascimento de Jesus .

As leituras bíblicas e a prédica, dirigem seu olhar à disposição da Virgem Maria, diante do anúncio do nascimento do Filho dela e nos convidam a “aprender de Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo”. Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos; agora nos resta somente esperar a grande festa. Como família devemos viver a harmonia, a fraternidade e a alegria que esta próxima celebração representa. Todos os preparativos para a festa deverão viver-se neste ambiente, com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, as famílias e as comunidades. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento, de cor roxa (ou verde).


São ainda conselhos e bons perfumes para a alma piedosa:

- A oração do "Natal em Família", nos grupos, nas casas, em família.

- A participação nas Missas da Festa de Nossa Padroeira, a Virgem das Graças, aproveitando para convidar parentes e amigos para nosso momento festivo.

- A caridade com as obras da Igreja, a exemplo da Doação para Campanha de Evangelização.

- A leitura do Livro do Profeta Isaías que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.


Fontes (com adaptações):
http://www.padrehenrique.com/index.php/artigos/46-o-tempo-do-advento
http://www.acidigital.com/fiestas/advento/esquema.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário